Objetivo: Estimular o cuidado com o corpo.
1 Coríntios 6:19-20 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
INTRODUÇÃO
O corpo é a estrutura física do homem. Este foi criado por Deus com um cuidado especial. Ao criar as demais coisas, Deus disse: “Haja”. Quando, porém, criou o homem, formou-o do pó da terra e soprou-lhe nas narinas dando assim o fôlego da vida (Gn. 2:7). O salmista Davi disse: “Eu te louvarei porque de um modo admirável e maravilhoso fui formado” (Sl.139:14).
Porém, há um conceito errôneo a respeito do corpo como matéria que existe desde o primeiro século, divulgado pelos gnósticos de que a matéria é má. Com este conceito negam a encarnação de Jesus (o fato de Jesus ter vindo em carne) e afirmam que Ele veio apenas em Espírito. A Bíblia condena este conceito em 1 Jo.4:2-3 (“E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo,...”). Também afirmam que não devemos nos preocupar com a preservação e santificação do nosso corpo, pois sendo a matéria má, não importa o que façamos com o mesmo. A Bíblia, por sua vez, também condena este conceito declarando que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, devendo ser cuidado como tal (1 Co. 6:19-20).
O argumento do Apóstolo Paulo é simples. O corpo deve glorificar a Deus, porque pertence a Ele.
Vivemos em uma época em que o cuidado do corpo está na moda. Infelizmente pelo objetivo errado. Fala-se em corpo perfeito, referindo-se geralmente a um corpo sensual, para despertar desejos de posse no gênero oposto ou para despertar inveja daqueles que não conseguem ter o "corpo perfeito" devido a maus hábitos ou por dificuldades físicas.
O que Deus espera é que nós tenhamos um cuidado consciente para glorificar Seu nome. Deus espera o cuidado pelo corpo em reconhecimento de que Ele é o criador e o corpo pertence a Ele. Deus quer que conservemos o corpo saudável por lembrar que é o Templo do Espírito Santo. O cuidado do corpo deve ter o objetivo de mantê-lo saudável a fim de ter melhor comunicação com a divindade e de ter maior disposição em servir ao próximo.
Cuidados básicos para manter o corpo saudável:
Alimentação:
“Somos aquilo que comemos”. Hipócrates, pai da medicina, divulgou a ideia há mais de 2500 anos. E acrescentou "Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento".
No princípio o Criador deu ao ser humano o alimento natural. Hoje deveríamos continuar comendo o alimento mais natural possível. Quanto mais perto de onde foi produzido, mais natural é o alimento.
Ingerimos alimentos sólidos e líquidos e deveríamos fazê-lo em horas separadas para a preservação do aparelho digestivo.
A água pura é essencial e devemos fazer uso constante para a limpeza interna e externa do nosso corpo.
Exercício Físico:
“Quando a temperatura permitir, todos os que puderem devem andar ao ar livre cada dia, tanto no verão como no inverno. Mas a roupa deve ser apropriada para o exercício, e os pés devem estar bem protegidos. Uma caminhada, ainda que seja no inverno, será mais benéfica à saúde do que todos os remédios que os médicos possam prescrever. Para os que podem fazê-lo, o andar a pé é preferível a andar de condução. Os músculos e veias tornam-se mais capacitados a desempenhar seu trabalho. Haverá aumento de vitalidade, tão necessária à saúde.” CSS, 52
Repouso:
Deus criou a parte escura do dia para o repouso. Para uma boa recuperação do corpo e restauração das energias, bom seria dormir 8 horas por noite e o quanto antes possível da meia-noite.
Advertência: “Condescendência excessiva no comer, beber, no dormir ou no contemplar, é pecado. A ação harmoniosa, saudável, de todas as faculdades do corpo e da mente resulta em felicidade; e quanto mais elevadas e refinadas as faculdades, mais pura e perfeita a felicidade.” CSRA, 141.
Conselhos bíblicos sobre a mordomia do corpo:
1 Coríntios 10:31 – “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
Efésios 5:18 – “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;”
1 Coríntios 6:10 – “ Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
1 Coríntios 6:18 – “Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.”
Levítico 19:28 – “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.”
1 Coríntios 3:16-17 – “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”
Conclusão:
Os mordomos fiéis reconhecem que Deus é o dono do corpo e cuidam dele para se manterem saudáveis. Não maltratam seus corpos perfurando, bebendo bebidas alcoólicas ou prejudiciais, usando o fumo ou drogas.
É claro que enquanto estamos neste mundo contaminado por doenças e por pecado, estamos sujeitos a ficarmos doentes independentes do máximo cuidado que tenhamos com o corpo. Mas, no que depender de nós, cuidemos do corpo com carinho.
A promessa é: “Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” 1 Coríntios 15:53
Nenhum comentário:
Postar um comentário